Canais de Conferência Aduaneira na Importação

A Receita Federal do Brasil, autoridade aduaneira, é o órgão responsável para exercer esse controle de fiscalização de todas as operações de comércio exterior, acompanhando a entrada e saída de bens do País.

Tipos de canais de parametrização, disciplinando o despacho aduaneiro de importação:

  • Verde: Não há conferência aduaneira – O sistema registra o desembaraço automático da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificação física da mercadoria.
  • Amarelo: Há conferência documental – Não sendo constatada irregularidade, efetuado o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação física da mercadoria. Na hipótese de descrição incompleta da mercadoria na DI, que exija verificação física para sua perfeita identificação com vistas a confirmar a correção da classificação fiscal ou da origem declarada, pode condicionar a conclusão do exame documental à verificação física da mercadoria.
  • Vermelho: Há conferência física e documental – A mercadoria somente é desembaraçada após a realização do exame documental e da verificação física da mercadoria.
  • Cinza: Há conferência física, documental e aplicação de procedimento especial para verificação de fraude.

Observações:

  1. a parametrização ao canal verde não impede que a Fiscalização selecione manualmente a Declaração de Importação para melhor análise;
  2. é prudente que o procedimento especial de fiscalização seja acompanhado por advogado, embora não haja obrigatoriedade, tendo em vista os inúmeros documentos solicitados pela Fiscalização;
  3. a instauração de procedimento especial de controle aduaneiro impõe a retenção das mercadorias, em regra.

Informe-se !

Em caso de dúvida entre em contato com a nossa equipe especializada para que possamos lhe ajudar.

Deixe um comentário