China e 14 Outros Países Assinaram o Maior Acordo Comercial do Mundo

Nesse último domingo, dia 15/11/2020, foi assinado o que já é considerado o maior acordo comercial do mundo.

Quinze países da Ásia e da Oceania assinaram um acordo para formar a maior associação comercial do globo. Tal consolidação é vista como uma grande vitória para a China, principal promotora do projeto desde que ele começou a ser negociado, em 2012.

A Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês) exclui os Estados Unidos, mas reunirá 2,1 bilhões de consumidores e 30% do PIB mundial.

Os membros que compõem essa aliança são: China, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Tailândia, Singapura, Malásia, Filipinas, Vietnã, Myanmar, Camboja, Laos e Brunei.

Como principal propositora dessa iniciativa, a China consolida sua influência na Ásia, em detrimento dos Estados Unidos, que mostrou desinteresse logo com a entrada de Donald Trump na presidência, não deixando dúvidas que esse é só o começo de um grande êxito comercial.

Notícia comentada por Fabricio NoratAdvogado, Formado em Direito em 2014 pela FMU/SP Faculdade Metropolitanas Unidas, especialista em Direito Aduaneiro, Tributário e Empresarial. OAB/SP nº 431.023

Fonte: El País

Deixe um comentário